Sistema solar tem novo planeta, e daí!

No último dia 20 de janeiro Mike Brown do Caltech (Instituto de Tecnologia da Califórnia) o mesmo que descobriu planeta anão Éris e seu amigo e coautor Konstantin Batygin, através de um trabalho publicado em seu artigo na Astronomical Journal  tem evidência da existência de um novo planeta em nosso sistema solar, através de modelo matemático e computacional Brown explica que a orbita deste planeta traz o que precisava para explicar estranhos comportamentos de objetos que compõe o Cinturão kuiper, (anel de corpos congelados que fica além de Netuno).

Michael E. Brown

O Planeta Nove, apelidado provisoriamente, tem massa 10 vezes maior do que a da Terra, com o tamanho de Netuno, o mesmo pode ser gasoso ou rochoso (Super-Terra), o tempo estimado para dar a volta ao redor do sol leva entre 10 mil a 20 mil anos, esta afastado em 200 vezes a distância entre a Terra e o Sol, isso dificulta refletir luz, prejudicando sua localização.

Brow explica que o planeta pode ter passado despercebido por outros telescópios e propõe que deve ser revisto os materiais já coletados, voltando atenção dos astrônomos do mundo todo para a procura, como primeiro passo esta utilizando o telescópio Subaro um dos mais poderosos.

Telescópio Subaro