Michio Kaku e o Poder da Mente

O futuro da Mente

Michio KaKu renomado físico teórico e co-criador da teoria de campos de cordas, “um ramo da teoria das cordas”, em recente entrevista fez uma breve análise sobre o cérebro humano e concluiu ser o maior e mais poderoso hardware já criado.

Dr. Michio Kaku em recente programa da rede de TV CNBC americana numa edição especial dedicada a ele “The Edge: The Futuro of the Mnd” fala de forma envolvemte e elucidativo sobre o cérebro humano como uma estrutura poderosamente assustadora e que diante de toda a sua complexidade a ciência não vislumbra a sua criação artificial em menos de alguns milhares de ano.

Assista ao vídeo abaixo:

Em sua explanação otimista sobre o futuro da mente humana Michio revela que estudos recentes descobriram meios de melhor compreensão e ativação do cerebro que farão o presente se tornar um futuro bem distante.

Afirma que cientistas em laboratórios já conseguiram inserir mémorias no cérebros de animais e que o próximo passo é fazer um download de lembranças e habilidades em seres humanos por meio de computadores.

Em sua teoria os nossos sonhos poderão se filmados e poderemos nos comunicar por meio de telepatia como se tívessemos uma internet no cérebro.

Michio lembra que cientistas conseguiram em laboratório apagar a memória de um rato e depois programa-la, games já foram criados para serem controlados apenas por pensamentos e um tetraplégico já moveu membros artificiais apenas com a mente.

O audacioso estudo de Michio kaKu é discriminar o cérebro sob a ótica de um físico teórico e mostrar os mais recentes avanços científicos sobre a compreensão e capacidade do cérebro humano diante de tantas inovações e descobertas da sua infinita capacidades como a consciência, as tecnologias que possibilitarão ler a mente, acessar memórias filmar o que se passa no cérebro.

Michio fala da ciência do cérebro, da mente, das suas curiosidades e seus problemas. E também sobre os avanços e estudos realizados que mudarão completamente o que entendemos sobre esse órgão que tanto nos intriga e fascina.

Assista ao vídeo abaixo:

“O cérebro humano continua tendo plasticidade mesmo na vida adulta… Ao contrario do computador, que continua sendo o mesmo ignorante de sempre, o cérebro é uma maquina que aprende com a capacidade de reconectar seus caminhos neurais cada vez que aprende alguma coisa. Essa e uma diferença fundamental entre o computador e o cérebro.”

Michio discorre ainda de forma agradável e estimulante sobre a inteligência artificial e telecinésia dentro de um contexto físico/neural!

Michio lembrou sobre a Copa do Mundo de 2015, sobre o feito do cientista brasileiro Miguel Nicolelis, daquele singelo chute de um exoesqueleto que mais pareceu um frame quando foi exibido.

Foi dito certa vez que o cérebro é sem sombra de dúvida, a maior criação da natureza e em paralelo a isso, há o Universo que nos cerca, como um espelho de toda essa complexidade e gigantismo.

“Há 100 bilhões de estrelas na Via Láctea, aproximadamente o mesmo numero de neurônios que temos no cérebro.”

Kaku continua em sua entrevista a falar sobre o cérebro humano e a sua capacidade de prever e criar meios de desenvolver técnicas que possibilitam ao homem fazer viagens no tempo, criar um acelerador de partículas.

Michio discorre sobre toda a cadeia de eventos que culminaram na Teoria das Supercordas (ou das Cordas) e revela que cada teoria detalhava e falhava em determinadas particularidades, quando o assunto era a criação do Universo, buracos negros, o conceito de tempo-espaço e tantos outros insights.

E continua com de forma entusiasta a revelar o triunfo da mente humana e da sua capacidade criativa ao citar os primeiros passos da Física Moderna, mas precisamente da Física Quântica.

Começou com “a constante de Planck” e em seguida determinou a criação da teoria que estudava o que ia além do elétron, do próton e do nêutron. Aquilo que era subatômico.

Dessa ideia venho o conceito dos quarks, uma subpartícula do nêutron e uma das partículas elementares que compõe o Universo. Por sua vez, essas partículas seriam formadas por linhas por cordas de energia que ligam um nêutron a outro. Como se entende que tudo no Universo é composto por uma coisa só, claro, em escalas e em proporções diferentes, a teoria das supercordas seria a forte candidata a Teoria de Tudo.

…muitos físicos estão agora convencidos de que uma teoria quadridimensional convencional é “pequena demais” para descrever adequadamente as forças que comandam nosso universo.

Segundo Michio Kaku a Teoria das Cordas, contém 11 dimensões diferentes. E os universos dessas dimensões, seriam como bolhas presas em uma bolha maior!

“O maior triunfo do cérebro humano é a habilidade de imaginar objetos e episódios que não existem no mundo real, e é essa habilidade que nos permite pensar sobre o futuro. Como um filósofo falou, o cérebro humano é uma ‘máquina de antecipação’ e ‘criar o futuro’ é a coisa mais importante que ele faz.”

Michio fala sobre futuro da física ou sobre a física do futuro e prever o futuro da humanidade daqui a 100 anos, diante de tamanho avanço tecnológico.

Assista ao vídeo abaixo:

Michio apresenta previsões de uma realidade futurística plena e que gradativamente sendo construída por meio de uma revolução científica que levará o futuro do computador, da inteligência artificial, ao avanço da medicina em prognosticar ou diagnosticar, das viagens espaciais a níveis jamais imaginados.

Michio revela que daqui a alguns anos será possível recriar em laboratório um Neandertal! Atualmente, Harvard detém todo o material genético de um Neandertal extinto há 33 mil anos e já procura mulheres dispostas a “gestacionar” um bebê Neandertal.

Michio atesta que dentro de mais alguns anos isso será tranquilamente possível.

E afirma que a dificuldade se dá pela complexidade e pelo volume de dados, só para ter uma ideia do volume de informações contidas em um único ser humano, se

retirassem o DNA de cada célula do corpo humano e as colocassem em sequencia, esse filamento totalizaria 6 bilhões de km!

O brilhante Michio Kaku deixa claro o seu ponto de vista sobre o futuro da humanidade através do poder sobrenatural do cérebro humano de prever, sentir, curar, amar, comunicação por telepatia, criar… Será decodificado matematicamente.

Segundo Michio Kaku num futuro bem próximo utilizaremos 70% do nosso cérebro e seremos chipados e realizaremos proezas físicas, naturais e universais…

 fonte: www.imagick.org.br

%d blogueiros gostam disto: